A ANERJ

Somos a Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro – ANERJ. Uma entidade da sociedade civil, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos de duração e prazo indeterminados, fundada em 31 de agosto de 1949. Reconhecida como entidade de utilidade pública, graças a Lei n° 2505, de autoria do vereador Antônio Pitanga, desde novembro de 1996.

Temos o objetivo principal de promover o aprimoramento técnico cientifico da categoria através da realização de pesquisas, estudos, congressos, seminários, jornadas e cursos.
Nossa missão é ser referência na área de alimentação e nutrição nos aspectos históricos, técnico científico e de serviços de qualidade, tanto para nossos associados como para a sociedade. Contribuindo de forma efetiva para escolhas que favoreçam o bem estar de todos, no que diz respeito à defesa do Direito Humano a Alimentação Adequada – DHAA.

Nossa visão é contribuir para o fortalecimento da categoria de nutrição através da oferta do trabalho em nível de excelência feita por profissionais eticamente comprometidos com os direitos sociais.

Nossos valores são:
• Respeito
Reconhecemos a importância dos atores relevantes para a profissão, como forma de consolidar a atualidade. Consolidando os norteadores que agregam o exercício profissional numa perspectiva de crescimento contínuo.
• Ética
Mantemos um posicionamento na defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada e Sustentável, isento de qualquer atividade político – partidária e que colida com os reais interesses da profissão;
• Sustentabilidade
Constituímos coletivamente, junto às demais entidades da categoria, instituições de ensino, estudantes e profissionais uma rede de cooperação em defesa da comida de verdade como um patrimônio imaterial e soberano.

A Associação é constituída por 20 (vinte) membros, eleitos por voto direto para o período de três anos. Sua estrutura organizacional é composta por:
Presidente
Vice-Presidente
1º e 2º Secretários
1º e 2º Tesoureiros
Delegado e Suplente junto a ASBRAN
Conselho Fiscal
Conselho Técnico – Científico

Temos orgulho e agradecemos ao nosso patrono Josué de Castro, que ao denunciar ao mundo o flagelo da fome, plantou em nosso país a primeira semente da formação do nutricionista. Espelhadas em seu exemplo as pioneiras e fundadoras da ANERJ, com destaque às nutricionistas Firmina Sant’Anna, Neuza Therezinha Rezende Cavalcante, Lieselotte Hoeschl Ornellas e Emília de Jesus Ferreiro, entre outras transformaram o Rio de Janeiro no berço da organização desta hoje reconhecida profissão.

1 Comentário

Deixe um comentário