Movimento Comida de Verdade

A Páscoa está chegando, vamos nos preparar para o almoço de verdade?

Escrito por anerjadmin

A páscoa está chegando, e a Anerj divide com você um pouco de saber e sabores desta celebração.

A páscoa está chegando, e a Anerj divide com você um pouco de saber e sabores desta celebração.


mesa-coelho-pascoa

A Páscoa é uma celebração comum entre as religiões judaico-cristãs . De acordo com a tradição, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3.500 anos, quando de acordo com a Torá, Deus enviou as Dez pragas do Egito sobre o povo egípcio. Antes da décima praga, o profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família hebreia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais (mezuzót) das portas com o sangue do cordeiro, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos.

jesus_008Chegada a noite, os hebreus comeram a carne do cordeiro, acompanhada de pão ázimo e ervas amargas (como o rábano, por exemplo). À meia-noite, um anjo enviado por Deus feriu de morte todos os primogênitos egípcios, desde os primogênitos dos animais até mesmo os primogênitos da casa do Faraó.

Foi então que o Faraó, temendo a ira divina, aceitou liberar o povo de Israel para adoração no deserto, o que levou ao Êxodo.

Como recordação dessa liberação, e do castigo de Deus sobre o Faraó, foi instituído para todas as gerações o sacrifício de Pessach.

É importante notar que Pessach significa a passagem, porém a passagem do anjo de morte, e não a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho ou outra passagem qualquer, apesar do nome evocar vários simbolismos.

Um segundo Pessach era celebrado em 14 de Iyar, para pessoas que na ocasião do primeiro Pessach estivessem impossibilitadas de ir ao Tabernáculo, fosse por motivos de impureza ou por viagem.

Para os cristãos a Páscoa comemora a ressurreição de Jesus, que ocorreu no período da celebração do Pessach, deste modo para estes significa renovação, vida eterna e a salvação. Para os cristãos, Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e dá a Vida Eterna para os que nele creem.

 A mensagem de renovação esperança e fé está presente em ambas as celebrações. Dessa maneira, estes sentimentos devem ser compartilhados com todos a quem amamos. Fica a sugestão para tornar o domingo de Páscoa um dia Mais que especial num almoço para família.

Feliz Páscoa!

A figura do coelho, está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este coelhoanimal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

 Agora vamos a receita:

Pernil de cordeiro assado com ervas

INGREDIENTES:

  • 1 Pernil de cordeiro
  • 1l de Vinho tinto seco
  • 1 cabeça de alho
  • 2 cebolas médias
  • Pimenta fresca, alecrim, sal , alho poro gengibre , salsão e cheiro verde

PREPARO:

  • Colocar o pernil no recipiente num refratário, furar e temperar com alho , sal e alecrim;

 

 

  • Bater no liquidificador os demais temperos e regar o pernil com essa mistura.Deixar marinar por 24 h coberto por filme plástico na geladeira;
  • Após as 24 h retirar o filme cobrir com papel alumínio e levar ao forno pré aquecido a 180º C por 1 hora, para cada quilo de peso do seu pernil. Retirar o papel alumínio e deixar dourar;

pernil-de-cordeiro-assado

  • Servir com geleia de pimenta, geleia de hortelã ou de menta;

Sobre o autor

anerjadmin

Leave a Comment